Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Raquel Books

Raquel Books

27
Ago17

BACK TO SCHOOL #1 Dicas para estudar!


Offline Girl

Olá, olá! Há quanto tempo? Peço MUITA desculpa pela minha ausência mas o que interessa é que regressei e com bastantes ideias. 

Infelizmente daqui a cerca de duas semanas a nossa querida escola vai recomeçar, e como tal, planeei alguns posts acerca desse tema que acho que vocês poderão gostar. 

Trago- vos algumas dicas para se organizarem e para poderem absorver mais conteúdo no vosso estudo. Todas estas dicas são dicas que eu uso, que juntei de vários vídeos ou posts que li e que resultaram comigo, não é de qualquer forma um post a imitar ninguém. 

1. Tomem atenção!

A primeirs dica é aquela mesmo básica, de tomarem atenção nas aulas e escutarem tudo o que o professor diz. Pode ser muito básica e por vezes díficil de cumprir, mas acreditem que se o fizerem os resultados serão melhores. Anotem numa folha ou caderno as coisas que os professores vão dizendo, e não escrevam apenas o que está no quadro, é importante reunir a informação que às vezes achamos ser mais "insignificante" pois pode muito bem sair no teste e não estar tão bem "sinalizado".

2. Façam resumos!

Depois de chegarem de um dia de escola, se tiverem apontado numa folha toda a matéria que o professor passou na aula, guardem um pouquinho do vosso tempo desse dia (uns 15/20 minutos) para organizarem os conteúdos e tentarem fazer uma seleção do que acham mais importante e menos importante, de forma a que facilitem o trabalho nos dias anteriores aos testes. 

3. Estudem com pausas!

A hora do estudo nos dias anteriores aos testes é sempre bastante cansativa, entre rever toda a matéria e resolver exercícios, acabamos sempre por ficar bastante cansados e muitas vezes com sono, e podemos perder a atenção ao estudo e acaba por não render nada. Para evitar isso, devem fazer pequenas pausas regulares ao invés de estudarem muitas horas seguidas. Por exemplo, estudam 1 hora e fazem uma pausa de cerca de 10 minutos, e a cada hora que passa, façam o mesmo procedimento, de forma a descansarem o cérebro. 

4. Tenham um portefólio!

Os professores normalmente, têm tendência para nos dar algumas fichas informativas ou fichas com exercícios, e é essencial guardarem tudo isso no portefólio ou dossier, para nos dias de estudo, poderem dar uma vista de olhos nisso e voltarem a resolver todos os exercícios que já estavam. É bastante importante dar atenção a essas fichas informativas, pois se os vossos professores vos deram, é porque está tudo organizado de uma forma mais percetível e provavelmente tem o conteúdo melhor explicado. 

5. Sublinhem as partes importantes!

Outra dica muito importante, é sublinharem as frases mais importantes, aquelas que os professores mais repetem ou simplesmente pedem para estudarmos com atenção. Podem ser informações que saem no teste e que convém decorarmos e entendermos. 

6. Tirem as dúvidas!

Muitos alunos têm vergonha ou receio de tirar dúvidas com os professores, mas de facto é um grande erro. Já me aconteceu ter uma dúvida e não perguntar por receio de ser gozada por ser uma coisa básica, e arrependi- me muito! Mais vale tirarem logo a dúvida, do que andarem perdidos na matéria sem entender esse pormenor, que depois pode vir a ser importante mais à frente. Não deixem passar matéria que não entendem, porque no final vai ser um acumulado de questões e é muito mais díficil prosseguir no estudo. 

 

Estas foram as minhas principais dicas, espero que tenham gostado! 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D